Perguntas frequentes
O que é a Caução Digital?
A Caução Digital é a primeira empresa a desenvolver uma plataforma simplificada de gestão de locação que utiliza a caução de aluguel como garantia.Ou seja: pagar, acompanhar e levantar a caução ficou mais fácil. Com a nossa plataforma, você acelera o fechamento de contratos, porque evita objeções financeiras e burocracias.
O que é necessário para se cadastrar?
O primeiro passo é CLICAR AQUI
Se proprietário, os dados necessários são: nome completo, CPF, endereço, telefone, e-mail e aceite do contrato de adesão.
Se imobiliária ou corretor os dados necessários são: razão Social, CNPJ, CRECI, endereço, telefone, e-mail, responsável e aceite do contrato de adesão.
Como é a comunicação?
Existe a cobrança de alguma taxa pelo serviço?
Sim. O valor está fixado em R$189,00 e é pago pelo inquilino uma única vez. Em caso de cancelamento da caução até o sétimo dia após a contratação, 50% dessa quantia é estornada.
Existe algum custo para utilizar a plataforma?
Existem vários serviços para os clientes que geram contrato com a plataforma Caução Digital, entre eles: análise de CPF, assinatura digital, envio de mensagens e lembretes de cobrança do aluguel, acesso ao jurídico para dúvidas e orientações, modelos de documentos para utilizar no processo de locação de um imóvel.
Quais serviços são oferecidos na plataforma?
Não existe custo para a utilização da plataforma.
Como fazer uma caução digital?
Após cadastrado na plataforma, o locador deve incluir os dados do imóvel e do inquilino. Em seguida, o inquilino recebe um link por e-mail, dá o aceite do termo de adesão e faz o pagamento da caução e da taxa administrativa. Essa ação gera um certificado digital que comprova a caução para uso a título de garantia locatícia. Por último, o locador anexa o contrato de locação com a cláusula referente à Caução Digital dentro da plataforma. Pronto! A garantia locatícia está ativa.
Como acompanhar o saldo da caução?
É só usar a plataforma da Caução Digital e usar a ferramenta de extrato.
O valor da caução será corrigido?
Sim. Mensalmente, na mesma data da contratação da garantia, o valor é corrigido pelo índice da caderneta de poupança. Quando o pagamento for feito via cartão de crédito, a correção acontece 30 dias após o repasse da primeira parcela pela operadora do cartão.
No contrato de locação há uma cláusula específica referente à Caução Digital enquanto garantia locatícia?
Sim. Em concomitância com a cláusula de adesão que o locador aceita ao utilizar a Caução Digital.
Como é assinado o contrato com a Caução Digital?
Digitalmente por meio do link enviado via e-mail. É só dar o aceite e pronto!
É possível cancelar o contrato com a Caução Digital?
Sim, desde que a solicitação de cancelamento ocorra dentro do prazo de 7 dias corridos do pagamento da contratação. Nesse caso, o valor da caução será devolvido integralmente ao inquilino via conta corrente ou fatura do cartão de crédito. Quando via cartão de crédito, o prazo de disponibilização varia conforme a política de estorno da operadora. No que se refere à taxa administrativa, o estorno corresponde a 50% do valor.
Qual é a vigência do contrato com a Caução Digital?
A vigência é concomitante às datas do contrato de locação.
É possível fazer a cessão ou a transferência da garantia para um terceiro?
Sim. No entanto, somente se o terceiro entrar no contrato de locação.
Quais as formas de pagamento da Caução Digital?
Pix ou boleto à vista e cartão de crédito parcelado em até 12 vezes.
O pagamento pode ser feito com cartão de terceiros?
Não. São aceitos somente cartões de crédito dos inquilinos listados no contrato de locação.
Os inquilinos do imóvel podem pagar utilizando dois cartões de crédito?
Sim, desde que os nomes de ambas as titularidades constem no contrato de locação como inquilinos.
Quem pode solicitar o levantamento da caução?
O locador: quando há inadimplemento de aluguel, reparos ou outros encargos locatícios seguindo as etapas estipuladas em contrato. O inquilino: quando desocupa o imóvel e solicita o levantamento anexando o termo de quitação.
Como se solicita?
Para isso é só abrir uma solicitação dentro da plataforma da Caução Digital.
Com quanto tempo recebo o valor após abrir a solicitação?
Sete dias úteis após a aprovação da solicitação.
Se o inquilino desocupar o imóvel antes de quitar a caução, tem alguma penalidade?
Caso o valor total da caução já tenha sido quitado, não há nenhum tipo de penalidade. Entretanto, se o valor ainda estiver sendo pago, há duas taxas de antecipação que se somam e se aplicam:
A) 10% sobre as parcelas vincendas com a Caução Digital.
B) Até 6%, variando conforme a operadora do cartão de crédito.
O valor da caução é devolvido subtraindo os percentuais acima. Já a taxa administrativa de R$189, que é cobrada uma única vez na contratação do serviço, não é reembolsável.